METODOLOGIA INPROTRAN - AVALIAÇÃO VEICULAR E VIÁRIA INTEGRADAS PARA CIRCULAÇÃO SEGURA DE CVC NO TRÂNSITO BRASILEIRO

Autores: Dr. Francisco Vieira Garonce (INPROTRAN) – garonce@inprotran.org.br Dr. Alessandro Borges de Sousa Oliveira (UnB) – abso.faculdadeunbgama@gmail.com Dr. Jamil Megid Junior (INPROTRAN) – megidjamil@inprotran.org.br Afiliação: Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (INPROTRAN) Universidade de Brasília (UnB) 

Texto do Resumo: A crescente demanda por eficiência no transporte de cargas e a imperiosa necessidade de assegurar a segurança nas vias brasileiras têm impulsionado o desenvolvimento de modelos de avaliação progressivamente mais eficientes quanto à circulação segura nas vias do país. Essa demanda impulsionou a criação de uma inovadora metodologia de avaliação integral desenvolvida pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (INPROTRAN), que contou com a colaboração de acadêmicos grandes centros de pesquisa, como a Universidade de Brasília (UnB), além de experientes profissionais em engenharia veicular e rodoviária. O objetivo deste método é avaliar meticulosamente a segurança dos veículos que compõem as Combinações de Veículos de Carga (CVC), estudando-os de forma conjunta e não isoladamente. Além dessa inovação, faz-se a verificação dos impactos da circulação dessas CVC com a rodovia, explorando sua interação com o pavimento e com o tráfego geral, um aspecto crítico para o futuro do transporte de cargas no país. A metodologia criada é multidisciplinar e integral, composta por profundos estudos científicos e teóricos, que se aprofundam na legislação que normatiza a atividade do transporte rodoviário de cargas no Brasil, precedendo análises dinâmicas e estáticas, integrando simulações computacionais de última geração com testes físicos, em campos de provas próprios para veículos de grande porte. Essa abordagem híbrida permite obter uma avaliação precisa das capacidades operacionais e das limitações das CVC, oferecendo diretrizes vitais para suas operações seguras no trânsito. A implementação bem-sucedida desta metodologia já ocorreu em estudos de CVC específicas, como as de 91 toneladas e 11 eixos, dedicadas ao transporte canavieiro, e a análise da CVC que utiliza semirreboques de quatro eixos. Atualmente, a metodologia está expandindo seus horizontes e incluiu o estudo de caminhões elétricos pesados e o estudo para estabelecer uma relação otimizada entre peso, potência e torque no transporte rodoviário de cargas, ambos demandados pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Este desenvolvimento, que contou com a aprovação da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), garante a conformidade com as diretrizes nacionais e as melhores práticas internacionais. A importância desta metodologia vai além dos resultados imediatos, pois está alinhada com os pilares e ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). A integração desta abordagem inovadora com os objetivos do PNATRANS evidencia um compromisso com a criação de um trânsito mais seguro e eficiente para o Brasil. Ao se concentrar em diminuir sinistros envolvendo veículos de grande porte, os pesquisadores do INPROTRAN estão ajudando a traçar um caminho para um futuro onde a mobilidade de cargas não só atenda às demandas de uma economia em crescimento, mas também preserve vidas nas rodovias brasileiras. Em conclusão, este método de avaliação inédito no ambiente regulatório do trânsito nacional, ao fornecer soluções efetivas para questões que já haviam até mesmo sido levadas para a Justiça, estabelece um novo marco na promoção da segurança no transporte rodoviário de cargas. Tem o potencial de transformar significativamente as políticas públicas, elevar os padrões de segurança e eficiência logística nas vias públicas e salvar vidas. Com sua aplicação, o Brasil caminha na direção de um sistema de transporte mais confiável, sustentável e alinhado com a visão de um futuro de segurança nas estradas para todos os usuários. Palavras-chave: Segurança no Trânsito. INPROTRAN. UnB. Combinação de Veículos de Carga. Metodologia de Avaliação. FORMATO PARA PUBLICAÇÃO: INTRODUÇÃO A crescente demanda por eficiência no transporte de cargas e a imperiosa necessidade de assegurar a segurança nas vias brasileiras têm impulsionado o desenvolvimento de modelos de avaliação progressivamente mais eficientes quanto à circulação segura nas vias do país. Essa demanda impulsionou a criação de uma inovadora metodologia de avaliação integral desenvolvida pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (INPROTRAN), que contou com a colaboração de acadêmicos grandes centros de pesquisa, como a Universidade de Brasília (UnB), além de experientes profissionais em engenharia veicular e rodoviária. O objetivo deste método é avaliar meticulosamente a segurança dos veículos que compõem as Combinações de Veículos de Carga (CVC), estudando-os de forma conjunta e não isoladamente. Além dessa inovação, faz-se a verificação dos impactos da circulação dessas CVC com a rodovia, explorando sua interação com o pavimento e com o tráfego geral, um aspecto crítico para o futuro do transporte de cargas no país. METODOLOGIA A metodologia criada é multidisciplinar e integral, composta por profundos estudos científicos e teóricos, que se aprofundam na legislação que normatiza a atividade do transporte rodoviário de cargas no Brasil, precedendo análises dinâmicas e estáticas, integrando simulações computacionais de última geração com testes físicos, em campos de provas próprios para veículos de grande porte. DESENVOLVIMENTO Essa abordagem híbrida permite obter uma avaliação precisa das capacidades operacionais e das limitações das CVC, oferecendo diretrizes vitais para suas operações seguras no trânsito. A implementação bem-sucedida desta metodologia já ocorreu em estudos de CVC específicas, como as de 91 toneladas e 11 eixos, dedicadas ao transporte canavieiro, e a análise da CVC que utiliza semirreboques de quatro eixos. Atualmente, a metodologia está expandindo seus horizontes e incluiu o estudo de caminhões elétricos pesados e o estudo para estabelecer uma relação otimizada entre peso, potência e torque no transporte rodoviário de cargas, ambos demandados pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Este desenvolvimento, que contou com a aprovação da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), garante a conformidade com as diretrizes nacionais e as melhores práticas internacionais. A importância desta metodologia vai além dos resultados imediatos, pois está alinhada com os pilares e ações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). A integração desta abordagem inovadora com os objetivos do PNATRANS evidencia um compromisso com a criação de um trânsito mais seguro e eficiente para o Brasil. Ao se concentrar em diminuir sinistros envolvendo veículos de grande porte, os pesquisadores do INPROTRAN estão ajudando a traçar um caminho para um futuro onde a mobilidade de cargas não só atenda às demandas de uma economia em crescimento, mas também preserve vidas nas rodovias brasileiras. CONCLUSÃO Em conclusão, este método de avaliação inédito no ambiente regulatório do trânsito nacional, ao fornecer soluções efetivas para questões que já haviam até mesmo sido levadas para a Justiça, estabelece um novo marco na promoção da segurança no transporte rodoviário de cargas. Tem o potencial de transformar significativamente as políticas públicas, elevar os padrões de segurança e eficiência logística nas vias públicas e salvar vidas. Com sua aplicação, o Brasil caminha na direção de um sistema de transporte mais confiável, sustentável e alinhado com a visão de um futuro de segurança nas estradas para todos os usuários. REFERÊNCIAS BRASIL, CONTRAN – Resolução 210 de 2006 – Estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências. Alterada pelas Resoluções 284/08, 326/09, 577/16, 608/16, 625/16 e 628/16 e pela Deliberação 105/10; BRASIL, CONTRAN – Resolução 211 de 2006 – Requisitos necessários à circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC), a que se referem os artigos. 97, 99 e 314 do Código de Trânsito Brasileiro . > Alterada pelas Resoluções 256/07;381/11; 438/13; 615/16; 635/16; 640/16; 662/17; 663/17; 700/17 e pela Deliberação 108/11. > BRASIL, CONTRAN – Resolução 519 de 2015 – Dispõe sobre os procedimentos para avaliação dos sistemas de freios de veículos; BRASIL, CONTRAN – Resolução CONTRAN No 872, Estabelece os requisitos necessários à circulação de Combinações de Veículos de Carga (CVC) com Peso Bruto Total Combinado superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 toneladas destinadas ao transporte de cana-de- açúcar; Brasil. (1997). Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro. Presidência da República. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm